quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Na Sombra de Um Ídolo Oco

Comum afirmação, pensamento e expressão em comportamentos é considerar outrem como ídolo, notando-se que as próprias ações não são percebidas. Por isso, a importância em entender o que se valoriza.

Ídolo é originado de idolum, que significa imagem; podendo ser entendido ainda, como: fantasma e aparência. A palavra assume diversas personas sociais dependendo do contexto, como: pai, mãe, filho, entre outros familiares e conhecidos que se relacionam; personagens, deuses, demônios e qualquer outro ser animado ou inanimado que adquire o valor que cada um nele investe; ídolos são seres valorizados positiva ou negativamente.

A cada idolatria, o ser se esquece de si e vive na sombra de outrem. Portanto, desejar algo em si, atribuindo o desejado como atitude em outrem e permanecer com este para realizar seu desejo em sci-fi, na prática, é não realizar aquele desejo em si. Então, evidencia-se lacunas na identidade: multidões nãoidentificadas se nutrem de aparências; e estes fenômenos, macilentos fantasmas, nutrem-se das massas.

À vista disso, Nietzsche, em Crepúsculo dos Ídolos, expõe que:

É preciso aprender a ver, é preciso aprender a pensar, é preciso aprender a falar e a escrever; nessas três coisas a finalidade e a cultura [é ser] nobre [...] [Talvez] em sua afirmação que o ser é uma ficção, Heráclito terá eternamente razão. O "mundo das aparências" é o único real, o "mundo-verdade" foi somente acrescentado pela mentira [...]

Em nossa sociedade, as pessoas que abençoam exigem que se cultuem o outro, para não reconhecer o pessoal poder; transformando uma mentira em verdade pela fórmula de juros compostos, para não destruir as instituições humanas que governam as ações no mundo.

Em tal grau, há mais ídolos que verdades no mundo, pelo fato de estas não serem percebidas. Por isso, se desejar preencher suas lacunas com a atitude: escute-se, responda-se, enfim, perceba-se e consigo aprenda.

A idolatria a qualquer ser é apenas o desejo de ser ver, de se ouvir; então, se você ofertou ao seu ídolo todo o poder que dele emana, utilize seu poder diretamente em você, caso contrário, continuará na sombra... como sombra de um ídolo oco; no entanto, consciente estou de que para muitas e sofridas identidades que estão lesionadas, fragmentadas e estupradas mentalmente, no momento, estar na sombra é a única segurança acessível.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...