quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Família. Mãe, Pai e Filhos. Eles existem??

Analogizando Shakespeare, em sua célebre frase na escritura de Hamlet, alguém já se perguntou o porquê da existência da família, dos pais, dos filhos? Ser ou não ser, existir ou não existir?

Alguma resposta? Não faço referência à religião, aqui não há lugar para ela, pois é muito simplista e não permite o pensar free, apenas o já instituído. Portanto, sem respostas como: “Deus quis!” e derivados.

Ouse, pense. A temporalidade histórica é uma arca, um baú de histórias e simbologismos; sua existência esta nela.

Remetendo-nos, portanto à história, querido amante, há muitos fatos que me fundamentam.

A família foi formada, constituída, inventada, como tudo que existe ao seu redor. Hoje a família vive em desordem e necessita-se ser reinventada, afirmam autores e historiadores.

Se precisa ser reinventada, é porque foi inventada. Óbvio.

Assim, se família inventada, é constituída de papai, mamãe e filhinho lindo, eles realmente existem? Bom, hoje existem! Mas foram e continuam sendo estratégica e engenhosamente inventados.

Na antiguidade, a união, era movida por interesses e possuir um filho era algo “tipo assim”, e daí?! Mais um ser no mundo. Apenas isso.

Nesse momento esqueça aquelas imagens cinematográficas que retratam a antiguidade, como família linda, e filhos tão amados. Pura bobagem e maquiagem. Os filmes são contemporâneos e essa imagem é a que desejam lhe transmitir para que você creia nisso, pratique essa fórmula familiar.

O infanticídio era muito comum e no trâmite da história com a proibição do aborto, principalmente pela religião, passaram a ocorrer os abandonos, tão remotos e tão abomináveis nos dias de hoje.

Ser mamãe e ser papai foi uma necessidade moderna. Por quê? Algo “tipo assim”, capitalismo, comércio, enfim, negócios!! Sabe como é...

Os filhos só foram aceitos por business, interesse mercantil de nosso sistema, então, evidenciando a necessidade de instituir uma família propriamente dita, pois teria de haver o cuidado deste ser consumista.

A mamãe e o papai formam uma instituição que fundaram a sociedade moderna e em conseqüência a família, como se observa nas obras do francês, Pierre Legendre.

Portanto, amado leitor, a existência materno-paternal, sua e minha família, e o desejo de família, este tanto perseguido, possui apenas uma função simbólica necessária para a manutenção social da civilização. Não existe de fato.

Mas, não se deprima. Papai e mamãe inventados lhe inventaram com amor inventado.

Um comentário:

  1. Tu és um amante terrivelmente maravilhoso...

    Agradeço a teu papai e mamãe inventados por ter te inventado com amor inventado...
    Eis... Você, um filho inventado que não podiam nem imaginar que seria tão amante e tão amado.

    Kisses

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...