quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O Interesse Humano

Lemos, ouvimos relatos de que desde os primórdios o ser humano vivia em grupos e com o desenvolver da civilização passou a fazer trocas (negócios mercantis). Isso é um resumo-regra da história, mas que cada leitor pode com sua ínfima sabedoria visualizar os detalhes.

O que quero evidenciar é que 1+1=2, pelo menos nas ciências humanas, é uma ilusão. O ser humano é só; completamente só.

Nossa vida teórica é repleta de regras, deveres e poucos direitos (estes, que se formos visualizar na prática nem existem!!). Estas normas são exclusivas para a manutenção da sociedade, da convivência e do “bem-estar” em grupo.

Pense. Se observe sem o Protocolo de Kyoto, sem um acordo de Paz, sem a Declaração Universal dos Direitos Humanos, sem as religiões, sem... sem... sem... e, em nosso caso, sem a Constituição Federal Brasileira.

Pense em tudo o que lhe prende e em tudo o que você deseja fazer. Esqueça o pecado, a punição, apenas sinta o gozo do puro existir. Pense, pois só vai ficar no pensamento!! A nossa sociedade não permite o que você pensa, pois isso abalaria a estrutura social e a manutenção da ordem grupal.

Durante todo esse tempo que você ficou pensando, mesmo que nos outros pensasse (por uma simples educação), seu interesse era apenas em seu bem-estar. Você estava investindo em si mesmo. Você é só, e pensa a priori, e subliminarmente, apenas em si próprio. O ser humano é só; completamente só. Já escrevi isso.

O ser humano vive de interesses, que são exclusivos para seu próprio bem-estar.

Aquela história de que desde os primórdios vivia-se em grupo não é mentira. Porém, vivia-se em grupo, pensando em si próprio. Estar num grupo era mais seguro para proteção contra os animais; conseguir-se-ia mais alimento e num tempo curto... Hoje, trabalhar em grupo, digo, prostituir-se em grupo é também pensar a priori em si mesmo. O mesmo ocorre com as trocas mercantis, os negócios, business. Pense.

Talvez seja doloroso pensar, mas uma das verdades sempre é. Por isso lhe afirmo: “My life, your life, our lives are business, e você está só”. E como escreveu um autor, que no momento minha vaga lembrança não me permite nomeá-lo:


“Solidão é uma condição da vida humana, uma experiência do ser humano que capacita o indivíduo a suster, estender e aprofundar a sua humanidade; o homem é uma ótima instância e para sempre sozinho, quer viva na doença ou no isolamento, quer sinta a ausência cansada pela morte de alguém amado, quer experiencie o júbilo penetrante de uma criação vitoriosa. Assim, acredito ser necessário que toda pessoa reconheça a sua solidão, que se torne intensamente cônscia de que, em última instância, em cada fibra do seu ser, o homem é só - terrivelmente, completamente só - e que, esforços para escapar da experiência existencial da solidão podem resultar apenas em auto-alienação, o que impede o seu próprio crescimento”.



Você e eu somos sozinhos. Minha vida, sua vida, nossas vidas são negócios. Vivemos de interesses.

Agora você me pergunta: “Tenho que acreditar nisso?”.
Eu lhe respondo: “Pouco me importa, devido ao meu niilismo não me permito crer; apenas penso e vivo. Você escolhe, no que, em que acreditar. Para mim não há relevância. O que desejo, é apenas que você saiba escutar e compreender outros pensamentos... forever and ever!!

Agora, vai se prostituir!!

Um comentário:

  1. Querido Joaquim... Perfeito!!! Cada ser humano é (solus),único é sozinho. Embora essa seja a realidade ainda sentimos, sim e somos só e ainda pensamos e somos só e vivemos e ... E nos prostituimos...
    Somos só e eu compreendi... E após ler o que escreveu as lagrimas queimaram minha face...
    Bjs
    Forever and Ever

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...