quarta-feira, 20 de maio de 2009

A Patologia Contínua do Adolescente

É clássico ouvir e ler de, diga-se de passagem, estudiosos, que a adolescência é uma etapa do ciclo vital que é sinalizada por transformações sociais, físicas e psicológicas DRAMÁTICAS na vida do indivíduo.

Poupem-me. Frise-se: se ALGUNS se desenvolveram vital e existencialmente nestas situações descritas, é porque você contribuiu para que os educassem assim.

Mas pergunto: “Alguém, excluindo as empresas mercantis, já deu crédito ao adolescente; sinceramente confiou nele; permitiu e incentivou que ele realize seus desejos e sonhos, mostrando os rumos, as possibilidades e as prováveis conseqüências?”

Provavelmente e indiretamente, sempre pensando no bem-estar deles, você se tornou um imperador (singelo), visto que o adolescente é considerado há muito tempo como perturbado, hoje quase como um detentor de uma psicopatologia genética, que eclode neste lapso de tempo. Observe!!

A adolescência... foi inventada. “Mas, como era antes?”, você me pergunta. Ora, quase sem infância, pois havia uma expectativa de vida inferior a atual, então, tão logo as crianças deveriam se tornar adultas. Devido as várias necessidades, é a partir do século XVIII que se traz o conceito de adolescência. Com a criação do termo, e com o tempo, afirma o historiador Philippe Áriès,


“a adolescência expandiria, empurrando a infância para trás e a maturidade para frente [...] Assim, passamos de uma época sem adolescência a uma época em que a adolescência é a idade favorita. Deseja-se chegar a ela cedo e nela permanecer por muito tempo” (1981, p. 15).


“Mas como? Então, vamos todos viver com transformações sociais, físicas e psicológicas dramáticas; perturbados enquanto sobrevivermos?”, quiçá você se questione.

“Sim”, respondo. Já que, como também afirma a antropóloga Miriam Goldenberg, citada numa matéria da Revista Época: todos querem ser jovens para sempre, pais e filhos.

“Sim, observe o mundo de hoje”, continuo respondendo. Enquanto “estudiosos” não pararem de REPETIR, sem a devida percepção de seus atos, o que outros, na sua maioria, degenerados ou aposentados vitalmente, disseram há tempos sobre Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento Humanos; e, realmente valorizar e acreditar, sem lucro, nas possibilidades da adolescência, retratando-a adequadamente para nosso atual período histórico, sim, você, se já não é, será um adolescente perturbado “forever end ever”. Por isso, confira seus hábitos.

Portanto, amados amantes, até o momento, só posso lhes estender o tapete vermelho, abrir a porta e com um sorriso mercantil dizer: “Bem vindo ao mundo dos perturbados!!”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...