segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Pincéis, Tinta e um Toque de Consciência

Dia da Consciência Negra. Apenas algumas e relevantes palavras.

Esta data foi estabelecida pelo Projeto-Lei n. 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que faleceu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

Os quilombos representavam, teoricamente, uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Historicamente, Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Transmite-se a idéia de que a homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Porém, apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi, nos últimos anos, comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares.

Pensa-se que a criação desta data foi importante, também, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Porém, possuo dúvidas se seria um dia de reflexão. Notemos: Dia de reflexão-prática, ou churrasco, festa particular, rave? Não precisa responder. Entendo!

Claro que sua atitude festiva não impede o reconhecimento de que os negros africanos colaboraram muito durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia, com qualquer outro, que devemos praticar em ações, onde quer que estejamos: nas escolas, nos espaços culturais entre outros de sua escolha cotidiana, valorizando a cultura afro-brasileira.

Sabe-se, que a abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros, nem todos, sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão, como hoje.

Vale mencionar também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil, ou mundial, tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados heróis nacionais. Mas quem esteve junto? A humanidade e seus tons! Agora temos a valorização de um líder negro, em um dia oficial, em nossa história; os outros dias representam uma consciência branca?

Isso é um pouco, teórica e historicamente a trajetória do racismo, mas você deve ter observado que nem precisa muito se falar, pois muito racismo já se celebra no Dia da CONSCIÊNCIA NEGRA!

E, para finalizar, apenas tenho uma dúvida: “Desde quando a consciência tem cor?” Teoricamente há um reconhecimento, porém com uma prática ainda não criada. Eita, pré-conceito manchado e encardido difícil de sair, hein!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...