segunda-feira, 1 de junho de 2009

A Recíproca Bondade Humana




Na mensagem visual, abraços, beijos, sorrisos, massagens, toques ternos..., enfim, fraternidade e união, realmente é algo que somente em um comercial de bebida alcoólica poderia acontecer.

Se, é este tipo de humanidade grupal que muitos sonham e idealizam (utopicamente), reflita para que, então, vivemos nesta diarréia existencial??

Ao mencionar grupo, é importante relatar que discutem alguns autores, bestamente, os efeitos “terapêuticos” de um grupo. Se, é o indivíduo que favorece o grupo, ou se é este que proporciona mudanças ao indivíduo. É clarividente que não existe “ou”. E, sim, “e”. O indivíduo auxilia o grupo “e” o grupo promove o indivíduo; pois sem o indivíduo não há o grupo. É a Lei da Influência que se inicia na individualidade humana. Ilustrando: cada um tem um poder que juntos, formam um deus (grupo), que ilumina um grupo, repassando para o ponto emergente, isto é, cada indivíduo.

Mas, quem está disposto a se lapidar, deixando, eternamente, alguns gostos e desejos considerados supremos, para viver num grupo?? Difícil!!

Em “A Condição Humana”, H. Arendt, supõe que o Ser tornou-se egoísta:


“Os homens tornaram-se seres inteiramente privados, isto é, privados de ver e ouvir os outros e privados de ser vistos e ouvidos por eles. São todos prisioneiros da subjetividade de sua própria existência singular, que continua a ser singular ainda que a mesma experiência seja multiplicada inúmeras vezes” (1993, p. 67).


Confio que o ser se tornou egoísta, todavia, apenas quando se torna prisioneiro de sua existência singular, porque a privacidade é importante. Porém, nossa sociedade contraditória, exige do humano que não seja egoísta, mas que pense em si acima de tudo.

Destarte, para viver em grupalidade, como o apresentado pelo comercial, terá de haver um desejo mútuo para conviver em uma boa sociedade inventada. É difícil, mas não impossível. Por isso, frise-se que SER só é diferente de ESTAR só.

Portanto, quem sabe a possibilidade está na “Vodka Absolut”, para o surgimento de um mundo absoluto, pois hoje, pensando num porvir, somente embriagados todos constituirão um bondoso grupo social. Que lástima!!


2 comentários:

  1. Amado...Dificil mas existe quem não pensa apenas em si mesmo e leva em consideração o desejo e necessidade dos outros. E por incrivel que possa te parecer não espera receber algo em troca.
    Parabéns pelo artigo...Muito bom...

    ResponderExcluir
  2. Entendo sobre o que estamos falando... e de como e de que ângulo estamos sociologizando..

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...